29 de outubro de 2011

29 de Outubro: DIA DO LIVRO

Neste sábado o Brasil comemora o dia do Livro.


Como surgiu o Dia do Livro no Brasil?
Este dia surgiu a partir da fundação da Biblioteca Nacional, que resultou da transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil em 29 de outubro de 1810.
D. João VI, Rei português vem para o Brasil em 1805 junto com sua corte, fugindo dos ataques de Napoleão Bonaparte. Ele funda a Impressa Régia, encarregada de tornar públicos os documentos oficiais do reino. A partir daqui o campo editorial brasileiro inicia o caminho de sua independência.
No mesmo ano de 1808 é lançado o Primeiro Jornal – a Gazeta do Rio de Janeiro e em 1810 surge a primeira obra literária, “Marília de Dirceu”, poemas de Tomás Antônio Gonzaga, um jurista, poeta e ativista político luso-brasileiro.
Enquanto colônia, o Brasil era proibido de editar livros. Hoje enquanto república independente e parte de um mercado globalizado, assumimos posto entre os 10 maiores campos editoriais do mundo.
As grandes mentes brasileiras têm sido reveladas a cada década e o novo mercado que ganha força hoje, é o digital. 
A era digital traz novas formas de publicação.
 
Enquanto houver humanidade, haverá produção literária, haverá gente pensando e escrevendo, haverá gente publicando e tornando acessível à população estes conhecimentos compactados em livros, impressos e digitais.
Este mercado que nasceu ainda nos tempo de colônia, é hoje invadido pela tecnologia, está cada vez mais atento ao mundo onde tudo pode ser acessado,  lido,  conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores