Google+ Followers

8 de outubro de 2011

12 de Outubro: DIA NACIONAL DA LEITURA


“Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pela escola, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários. Ler todo dia rima com Biblioteca Todo Dia”, afirma texto de e-mail de divulgação do movimento.

O Dia Nacional da Leitura e a Semana da Leitura e Literatura foram instituídos oficialmente pela Lei nº 11.899, em 2009.
Ler inclui, recria, expande, ensina, transforma, constrói, promove cidadania. Saber ler é a base que sustenta todas as demais. Quem lê se torna dono da sua própria história e participa da construção de histórias coletivas.

Para aprender a ler, é preciso ter a companhia amorosa e intensa de um adulto educador desde a primeira infância. Para aprender a ler, é preciso ter acesso aos livros. Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários.

Leituras em casa, em escolas, em bibliotecas públicas e comunitárias, em parques, em livrarias... Todo dia é dia de ler, e muitos lugares podem e devem abrigar leituras e leitores. Como bem disse o escritor Goethe, aprender a ler é tarefa para toda uma vida.
Então, mãos à obra, porque:

Hoje pode ser o dia em que uma criança descobre o gosto pela leitura, e isso afetará o amanhã de todos, letra por letra, em grande escala, Brasil adentro, mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores